Conheça detalhes do 1º CD de Kau Mascarenhas
 
CONSTRUINDO A VITÓRIA COM A MENTE - PNL e Esportes

Estamos longe de imaginar a capacidade que a mentalização positiva pode ter como impulsionadora da vitória nas competições esportivas.

O cérebro cria imagens, constrói sensações e organiza vozes internas impulsionadoras que funcionam como potente combustível para atletas de toda e qualquer modalidade.

Logicamente há também o efeito contrário quando esses elementos internos, ao invés de se mostrarem como motivadores, se apresentam de uma forma negativa, sabotando uma boa performance com perspectivas derrotistas, ou posturas excessivamente autocríticas.

O ser humano tem dentro da mente um verdadeiro universo de partes, ou subpersonalidades, que às vezes funcionam como pequeninos seres que assumem comportamentos os mais diversos, em alguns momentos úteis e em outros, limitantes.

A Programação Neurolinguística é uma nova forma de abordar o desenvolvimento mental, e tem permitido a superação de diversas dificuldades no âmbito da preparação da mente dos atletas, mostrando que a vitória não está somente relacionada com uma boa constituição física ou uma eficiente técnica, mas também é resultado de um bom controle da mente e das emoções.

Equilibrar as emoções, tornando-as aliadas e não inimigas, é um grande desafio para os jogadores de futebol por exemplo. Principalmente se estiverem em meio a uma partida em que o escore mostra vantagem para o time adversário.

Nesse instante é imprescindível focalizar a atenção no êxito que pode vir e não na momentânea desvantagem. Os grandes nomes do esporte normalmente se notabilizaram por possuírem um programa mental de "Busca do positivo" ao invés de "Fuga do Negativo".

É conhecido o caso do maratonista que perdeu a competição por ficar excessivamente preocupado com o outro competidor que estava logo atrás de si. De tanto correr olhando para trás acabou deixando de se concentrar no seu objetivo que estava à frente, e acabou não vencendo a prova.

Para uma boa geração de estado interior impulsionador vale a pena preparar a mente antes da competição, abastecendo-a com uma experimentação antecipada do que se quer.

Citamos, portanto, o caso do campeão americano de natação Bob Hopper, que nos anos 60 se consagrou colecionando inúmeras vitórias em várias modalidades. Eis o que ele falou em uma entrevista:

"Primeiro: desenvolvi bem todos os estilos. Segundo: treino com afinco, sempre cumprindo as distâncias programadas para cada dia. Terceiro: me cuido muito bem e me alimento corretamente. Mas, em geral, meus concorrentes principais também fazem isso.

Portanto a diferença fundamental entre ‘ser bom’ e ‘ganhar’ é a minha preparação mental antes de cada competição.

Nos dias que precedem a prova, eu passo um filme na minha cabeça e me vejo entrando no estádio. Três mil pessoas me aplaudem nas arquibancadas e os refletores iluminam a água. Eu me vejo indo até a baliza e posicionado, com meus concorrentes lado a lado.

Ouço a pistola disparar e posso me ver mergulhando na piscina e dando a primeira braçada de borboleta. Tenho a sensação de avançar, dou outra braçada e mais outra.

Chegando à borda, viro, volto nadando de costas e me vejo já em pequena vantagem. Vou ganhando distância com a puxada embaixo d’água. Depois, passo para o nado de peito. Esse é o meu melhor estilo e nele é que a vantagem aumenta. Finalmente, faço a chegada no crawl. E me vejo ganhando!

Passo esse filme na cabeça umas trinta a quarenta vezes antes de cada competição.

Quando chega a hora de nadar, eu vou e ganho."

Temos nesse exemplo de sucesso uma demonstração prática da construção mental de um objetivo previamente, onde todos os canais sensoriais foram atendidos. Visão, audição e sensações táteis e de movimento se misturaram adequadamente na estrutura de antecipação da vitória que Bob Hopper construiu em seu cérebro.

Tudo fica mais fácil quando se sabe sonhar e pôr em ação essa assombrosa força que temos e que está escondida entre nossas orelhas.

É por isso que podemos dizer com segurança que o homem é o ser escolhido pela Natureza para antecipar com amente o Sucesso que o futuro irá trazer.

(Kau Mascarenhas)