Conheça detalhes do 1º CD de Kau Mascarenhas
 
O PODER DAS METÁFORAS

A grande arte de dizer muito sem precisar falar demais.

Ao contar uma história, caso, conto, vivência, mito, exemplo, parábola, promove-se na mente do sujeito um contato com experiências que vão muito além do que foi dito.

Metáfora é isso. Algo que se refere diretamente ou não, àquilo que foi apresentado como problema, ou vem servir como ilustração importante dentro da comunicação.

Em alguns instantes, uma metáfora é como aquela réstia de luz salvadora que entra pela fresta da janela e ilumina o quarto escuro, permitindo achar o interruptor...

Metaforizar pode servir de excelente recurso para Vendas,Terapia,Oratória, Educação etc...

A maioria das pessoas adora ouvir histórias. Contar um caso ou uma história faz o tema se tornar ainda mais significativo, permitindo também uma maior fixação da idéia-base.

Em seu livro "Treinando com PNL", Joseph O’Connor nos conta como uma metáfora que ele utilizou pôde ser útil numa situação cotidiana, e ajudar uma pessoa em questão de segundos.

Numa loja de conveniências, o autor se encontrava escolhendo jornais, quando começou a escutar uma senhora que falava com o vendedor.

Ela contava, muito nervosa e exaltada, um assalto que sofrera, e como havia ficado traumatizada com a experiência.

Joseph se aproximou e, interrompeu a senhora, para contar o caso de uma amiga. Ele falou:

"Minha amiga havia sido surrada dentro de sua própria casa e não conseguia tirar o incidente da cabeça. Então, algumas semanas depois, ao perceber o que vinha fazendo, disse: Levar uma surra já é bastante ruim, mas diabos me levem se eu vou lhes dar a satifação de arruinar minha vida por isso. E a partir dali ela decidiu tirar o caso da mente, e esquecê-lo completamente... Pode me dar um exemplar do Guardian, por favor?"

O autor conta que a senhora calou-se e ficou com o olhar um pouco perdido. O seu estado mudou e ela saiu da loja calmamente.

Ele já ia saindo com seu jornal quando, nesse momento, um outro cliente que estava atrás dele, sorriu e lhe disse: Bom trabalho!

As metáforas irão funcionar para cada pessoa de uma forma diferente, e isso lhes dá um imenso poder.

Milton Erickson sabia disso e usou bastante essa importante ferramenta dentro de transes hipnóticos. Era hábil em promover grandes transformações de estado e disparar processos curativos a partir de metáforas.

E você? Que tal pensar sobre a sua imensa habilidade de criar histórias?

Como? Você não tem essa habilidade?

Isso me faz lembrar a história de um pequeno gnomo da floresta que vivia chorando porquê não sabia a razão da sua existência. E um dia, com a ajuda do seu mestre, ele começou a sorrir. No início foi difícil pois ele não sabia sorrir, mas fez um esforço e conseguiu. E quanto mais ele ria, mais ele crescia. Ele era um enorme gigante e não sabia. E seu sorriso mágico se espalhou, por toda a floresta, curando os bichinhos e as plantinhas doentes... O pequeno gnomo era um gigante...

Pois é... Muita coisa pode mudar se você começar dizendo as palavras mágicas:

"Era uma vez..."

(Kau Mascarenhas)